Principais Perguntas e Respostas de Planos de Saúde

Pesquise e tire suas dúvidas sobre os principais assuntos relacionados a planos de saúde.

Se não conseguiu esclarecer sua dúvida, mande sua pergunta para nós, responderemos dentro de 1 dia útil e sua dúvida poderá ser inserida em nosso portal, se você autorizar.


Quais os tipos de plano

Individual ou Familiar:

Você contrata um plano direto com uma operadora, o contrato é feito entre seu CPF e o CNPJ da operadora.

Coletivo por Adesão

Você contrata um plano com o seu CPF por meio de uma associação profissional ou sindicato, nesse tipo de contratação você faz uma adesão a um contrato já firmado entre a operadora e a associação. ATENÇÃO: Verifique sempre o que você está contratando. Só se pode aderir a um plano por adesão se você estiver vinculado a uma associação profissional, sindicato ou órgão equivalente.

Coletivo Empresarial

Sua empresa contrata o plano para você, ou você contrata o plano para o seu CNPJ.


Principais Características por tipo de plano

Principais Características por tipo de plano

Área de Comercialização

É a área (cidades) onde os beneficiários podem contratar o plano. Para entendermos a diferença entre área geográfica e atendimento, vamos imaginar um plano fictício cuja comercialização ocorre em 5 cidades, porém o atendimento aos seus beneficiários é oferecido em todo estado.

Portabilidade

É possível trocar de plano sem o cumprimento de carência ou cobertura parcial temporária, em casos específicos, por meio da portabilidade de um plano para o outro. Confira no site da ANS em quais casos isso pode acontecer: www.ans.gov.br


Demitidos e aposentados podem continuar no plano de saúde da empresa

Se você contribuía com o plano de saúde de sua empresa, você tem direito a extensão do plano em caso de demissão por parte da empresa sem justa causa e aposentadoria; acesse o site da ANS e verifique regras e condições: www.ans.gov.br


Área geográfica de abrangência e de atuação do plano de saúde

É a área onde o plano irá fornecer atendimento aos seus beneficiários.

Se você deseja ser atendido em: Você deverá escolher:
Todo território nacional Plano Nacional
Alguns Estados Plano Grupo de Estados
Um Único Estado Plano Estadual
Alguns Municípios de um Estado Plano Grupo de Municípios
Um Único Município Plano Municipal ou Regional

Área de Comercialização

É a área (cidades) onde os beneficiários podem contratar o plano. Para entendermos a diferença entre área geográfica e atendimento, vamos imaginar um plano fictício cuja comercialização ocorre em 5 cidades, porém o atendimento aos seus beneficiários é oferecido em todo estado.


Tipos de atendimento

É a área (cidades) onde os beneficiários podem contratar o plano. Para entendermos a diferença entre área geográfica e atendimento, vamos imaginar um plano fictício cuja comercialização ocorre em 5 cidades, porém o atendimento aos seus beneficiários é oferecido em todo estado.

Ambulatorial

Cobertura para consultas, exames e terapias, sem direito a internações hospitalares.

Hospitalar sem obstetrícia

Cobertura apenas para internações hospitalares, sem cobertura para parto, consultas e terapias.

Hospitalar com obstetrícia

Cobertura para internações hospitalares, com direito a cobertura para parto, porém sem direito a consultas e terapias.

Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia

Cobertura para consultas, exames terapias e internações hospitalares, porém sem direito a cobertura para parto.

Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia

Cobertura para consultas, exames terapias, internações hospitalares e parto. O plano mais completo.

Exclusivamente odontológica

Cobertura para consultas e exames exclusivamente odontológicos.

REFERÊNCIA

Plano de saúde com cobertura para consultas, exames, terapias, internação, parto e cobertura total após 24 horas da adesão ao plano, em acomodação enfermaria.


Quais são as coberturas do plano de saúde

A cobertura mínima do plano de saúde é definida pela ANS, através do ROL de Procedimentos e Eventos em Saúde. Além dessas coberturas, as operadoras podem disponibilizar coberturas adicionais, como assistência farmacêutica, assistência/internação domiciliar, resgate entre outros. No momento de contratar um plano, você pode questionar se o plano que você está negociando oferece alguma cobertura a mais do que o estabelecido no Rol de Procedimentos.

O Rol de procedimentos são as coberturas mínimas que um plano de saúde deve cumprir.


O que é carência

Período em que o beneficiário pagará a mensalidade total do plano, mas não terá acesso a alguns procedimentos.

Quais são as carências dos planos de saúde

A ANS define as carências máximas sendo:

  • Urgência e emergência - 24 horas
  • Demais coberturas - 180 dias
  • Parto a termo - 300 dias
  • CPT* - 720 dias

Respeitando os prazos máximos definidos pela ANS, cada operadora pode decidir quais as carências aplicar para cada grupo ou subgrupo de procedimento.

* Carência Parcial Temporária (CPT) – período em que o beneficiário não terá cobertura para procedimentos de alta complexidade, para as doenças e lesões pré-existentes.


Quais são os padrões de acomodação do plano de saúde

Você pode optar pela acomodação coletiva, popularmente conhecida como enfermaria; ou pela acomodação individual, popularmente conhecida como apartamento.

Como funciona os reajustes dos planos de saúde

Os planos são reajustados de 2 formas:

Reajuste por faixa-etária

Nesse caso o percentual já é estipulado em contrato e o beneficiário, antes de fechar o plano, pode analisar os percentuais.

Reajuste financeiro

Nesse caso o reajuste é aplicado uma vez ao ano e as regras variam conforme o tipo de plano contratado:

  • Planos Individuais/familiares: o percentual máximo de reajuste é definido pela ANS
  • Planos coletivos empresariais até 30 beneficiários: o percentual dever ser o mesmo para todos os planos de até 30 pessoas da mesma operadora e é calculado com base na sinistralidade de toda carteira. O índice deve ser divulgado no site da operadora.
  • Planos coletivos empresariais com mais de 30 beneficiários ou coletivos por adesão: o percentual é definido em negociação entre as operadoras e as pessoas jurídicas contratantes – empresas, associações, sindicatos ou entidades de classe.

Para que serve o IDSS

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um índice composto pela avaliação de desempenho das operadoras de planos de saúde que compõe o Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), esse indice vai de 0 (zero) a 1 (um), onde 1 (um) é o melhor desempenho.

Para calcular esse indice a ANS considera as seguintes dimensões:

  • I. Qualidade em Atenção à Saúde: avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
  • II. Garantia de Acesso: condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
  • III. Sustentabilidade no Mercado: monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores;
  • IV. Gestão de Processos e Regulação: essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Como decidir por qual plano de saúde contratar

Você pode tomar a decisão como base no IDSS da ANS e no valor do plano, mas sempre recomendamos aos nossos clientes que consultem um especialista que explique as principais características de cada plano:

  • Qual ou quais são os hospitais que atendem pelo plano de saúde?
  • Quais os laboratórios de análises clínicas e de imagens credenciadas?
  • Quais serão as carências que terá que cumprir ao contratar um plano de saúde?
  • É possível reduzir as carências na contratação do plano de saúde?
  • Qual a regra de reajuste desse plano de saúde?
  • O plano de saúde possui fidelidade?
  • Como funciona a liberação de exames e cirurgias?

Essas são algumas perguntas simples que vão auxiliar o cliente na contratação de seu plano de saúde, mas devem ser respondidas por especialistas plenamente capacitados na área e a Astro Saúde está preparada para te dar todo suporte.


Reembolso

Alguns planos de saúde oferecem aos seus beneficiários a possibilidade de realizar algum procedimento do plano de saúde sem ser em sua rede-credenciada. Nesses casos, o beneficiário apresenta recibo ou nota fiscal ao plano de saúde solicitando o reembolso.

Os valores que o plano irá reembolsar são tabelados por procedimento. Exemplo digamos que o valor de reembolso para consulta de um determinado plano seja R$ 200,00, o beneficiário passou num médico que não atende ao plano em questão e pagou R$ 350,00, o plano reembolsará para o cliente o valor de R$ 200,00 que é o valor máximo a ser reembolsado por uma consulta. Se o beneficiário tivesse pagado na consulta o valor de R$ 180,00 receberia do plano o mesmo valor pago, ou seja R$ 180,00, pois o valor da consulta é inferior ao valor máximo de reembolso para esse procedimento.

Vale ressaltar que nem todos os planos oferecem a possibilidade de reembolso e que esse serviço só está disponível para procedimentos realizados fora da rede-credenciada do plano.


Exemplos de Planos de Saúde com Reembolso

Alguns exemplos de operadoras que oferecem planos com reembolso:

  • Amil
  • Bradesco Saúde
  • Care Plus
  • NotreDame Intermédica
  • Omint
  • Sulamérica
  • Seguros Unimed

Esses são apenas alguns planos que trabalham com a opção de reembolso, mas existem muitos outros, por isso é importante consultar um especialista para te ajudar a escolher o melhor plano de saúde para você e sua família.


Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo

Uma associação sem fins lucrativos que oferece intercâmbio de pronto-atendimento entre as operadoras associadas. Resumindo um cliente que possui um plano de saúde de uma empresa que seja associada a Abramge pode utilizar o serviço de pronto-socorro fora de sua área de abrangência em outra empresa que seja associada da Abramge, só apresentando a carteirinha do plano dele.

O serviço de pronto-socorro só pode ser utilizado por beneficiário que estejam em trânsito e/ou viagem fora da área de abrangência de seu plano.

Veja os pronto-atendimentos da Abramge.


Vigência

Data de início do plano, a partir dessa data começam a contar as carências do plano e o cliente pode utilizar as coberturas que estejam fora das carências.


Fidelidade

Período mínimo de permanência no plano contratado em planos que se exige um período mínimo de permanência se o beneficiário cancelar o plano antes do término desse período, pagará uma multa, a qual varia conforme o plano contratado.


Coparticipação

Em planos que possuem coparticipação o beneficiário paga uma mensalidade menor do que os planos sem coparticipação, e ao utilizar algum procedimento que tenha coparticipação ele pagará um pequeno valor como forma de coparticipar no custo do procedimento.

Exemplo: um determinado plano cobra uma coparticipação de R$ 16,00 em consultas médicas, se o cliente passar em uma consulta o plano irá pagar o médico e cobrar do cliente o valor de R$ 16,00 junto com a mensalidade subsequente a consulta. A cobrança de coparticipação pode demorar até 90 dias para compor o boleto do cliente.


Taxa de Angariação

Valor pago à corretora de seguros como remuneração da intermediação do plano de saúde entre o beneficiário e a Administradora.


Sinistralidade

É a relação entre o valor arrecado pela empresa na cobrança de todas as mensalidades e o custo médico de todos os atendimentos prestados em um determinado período.

Por exemplo:

A operadora possui 1.000 clientes a uma mensalidade de R$ 120,00, com isso ela arrecada por mês o valor de R$ 120.000, digamos que o custo de todos os atendimentos realizados por seus cliente foi de R$ 80.000, temos um sinistro de 66,67%.


Para nós o atendimento ao cliente está em primeiro lugar, ficou com alguma dúvida, entre em contato pelos canais de atendimento ou registre sua dúvida que te responderemos em até 1 dia útil.